23/07/2021

Movimento Vez & Voz promove discussão sobre presença feminina no transporte de cargas

Movimento Vez & Voz promove discussão sobre presença feminina no transporte de cargas

O Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo (SETCESP) criou o projeto “Vez & Voz – Mulheres no TRC”, uma iniciativa para incentivar e valorizar a presença feminina no transporte rodoviário de cargas – segundo dados divulgados pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), o número de mulheres motoristas profissionais cresceu 2,25% nos últimos dois anos. Como parte do movimento, foi realizada a live “A estrada é delas!” para mostrar a rotina e a vida das mulheres motoristas nas estradas e comemorar o mês do motorista.

No bate-papo, mediado pela presidente executiva do SETCESP, Ana Jarrouge, foram ressaltadas questões sobre o aumento da presença feminina na ocupação de motorista profissional. A live “A estrada é delas!” teve a participação de Mariza Freitas, motorista carreteira na IC Transportes, Fabilene Batista, motorista carreteira na Fadel Transportes, e Sonia Almeida, motorista de coleta e entrega na TSA Cargo.

Assista à live no player abaixo:

“A estrada também é delas, com certeza. A cada dia mais as mulheres estão presentes como condutoras em todas as categorias profissionais, enfrentando todos os desafios que as estradas podem proporcionar”, aponta Jarrouge. Já Freitas diz que o cenário atual é promissor para as mulheres no TRC. “As empresas estão abrindo mais as portas e cada dia que passa, tem mais motoristas no setor, o que para mim é um privilégio.”

Batista destaca que a profissão exige muita responsabilidade e dedicação. “Não tem nada que a gente não consiga, se tivermos vontade, a gente consegue”, enfatiza a motorista. Com mais tempo de profissão, foi por acaso que Almeida ingressou na carreira. “Eu não sabia que eu tinha essa paixão e hoje, não dá pra deixar. É muito bom.”

No evento, também foi enfatizada a importância em promover melhorias na infraestrutura, a fim de oferecer mais condições às mulheres que ocupam o cargo de motoristas profissionais. Jarrouge reforçou que uma das pretensões do Vez & Voz é melhorar a infraestrutura nas estradas e nas transportadoras para as mulheres motoristas, buscando soluções e tratativas juntos aos órgãos governamentais e empresas privadas.

Fonte Link

Ibérico Transporte & Logística