31/05/2021

ANTT fiscaliza cumprimento das novas regras de pesagem de caminhões

ANTT fiscaliza cumprimento das novas regras de pesagem de caminhões

Com o intuito de verificar o cumprimento das novas regras de pesagem de caminhões, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) começou, no dia 24, uma série de visitas a Postos de Pesagem Veicular (PPV´s). As novas regras de pesagem foram estabelecidas pela Medida Provisória (MP) nº 1050/2021, que faz parte do programa “Gigantes do Asfalto”.

Para inaugurar essa iniciativa, os diretores da ANTT, Alexandre Porto e Davi Barreto, foram até o PPV da BR-050, em Ipameri (GO), e constataram que estão sendo vigoradas as mudanças. As alterações promovidas MP estão estabelecidas no programa “Gigantes do Asfalto”. Entre elas, destacam-se, o fim da tolerância de peso por eixo para os veículos com peso bruto total (PBT) inferior a 50 toneladas (para estes veículos, será permitido até 5% de excesso no peso); e para as combinações de veículos de carga com peso bruto total inferior a 50 toneladas, a tolerância de excesso de peso por eixo será de até 12,5% (antes da publicação da MP essa tolerância era de 10%).

De acordo com o Governo Federal, com essas mudanças, o caminhoneiro, que carrega o caminhão dentro do limite do PBT, não será penalizado por não conseguir aferir o peso por eixo no momento do carregamento, já que algumas cargas são difíceis de serem distribuídas uniformemente na carroceria. E para o Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, “O impacto disso na manutenção das rodovias é mínimo”.

Fonte Link

Ibérico Transporte & Logística